Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2016
Edições Anteriores    |    Twitter     

O charme da modernidade


José Alves Firmino

Contemporâneo da modernidade, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), repaginou o layout da cidade. Mais: realizou um pacote de obras de infraestrutura, executou ousado programa social para erradicar a miséria extrema, além de ter reduzido,de forma significativa, os índices de criminalidade no município. Até então, um dos mais altos de Goiás.

Pragmático, ele possui livre trânsito no Palácio do Planalto, com interlocução permanente com a atual presidente da República, Dilma Rousseff. Aparecida de Goiânia voltou a aparecer no mapa dos investimentos públicos e privados nos últimos seis anos. O líder peemedebista mantém uma relação harmoniosa com o governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB).

O ex-governador do Estado (1995-1998) sabe que governo não deve fazer oposição a governo. Já que, com posições inconsequentes de gestores públicos, quem sai perdendo é a população, que necessita dos serviços públicos e de programas sociais para o exercício da cidadania. Maguito Vilela adota uma postura de estadista ao recusar-se a adotar o confronto político

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou os recursos destinados à Saúde, pavimentou as ruas e avenidas da cidade, implantou um arrojado programa de habitação popular e deu atenção especial à área de Educação. O município terá acesso universal ao ensino superior. Tanto público quanto privado. Nunca Aparecida foi tão bem cuidada quanto agora.

História

Homem de visão, Maguito Vilela começou a sua carreira política em Jataí, quando foi eleito vereador. Depois, obteve sucesso nas urnas e virou deputado estadual. Um dos mais atuantes no Palácio Alfredo Nasser. Sempre no PMDB, abocanhou uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde construiu uma sólida amizade com o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Vice-governador de Goiás, ele subiu os degraus do Palácio das Esmeraldas, em 1995, ao derrotar, no ano anterior, Lúcia Vânia (PP), Ronaldo Caiado (PFL) e Luiz Antônio de Carvalho (PT). Cidadão, o seu governo criou o programa da Solidariedade, promoveu uma reengenharia na máquina administrativa e deu atenção aos despossuídos do cerrado. Um avanço!

Urnas

Os eleitores dos 246 municípios de Goiás lhe retribuíram nas urnas, em 1998, consagrando-o senador com uma das votações mais expressivas do Brasil e da História de Goiás. No ano de 2008, Maguito Vilela sepultou um período de atraso e clientelismo em Aparecida de Goiânia, a segunda maior cidade do Estado. As urnas lhe sorriram e ele disse Amém!

Reeleito, Maguito Vilela estabeleceu uma parceria com a sociedade civil, estendeu as mãos a Marconi Perillo, obteve as bênçãos de Dilma Rousseff, caminha ao lado dos empresários e une capital e trabalho em um mesmo sentido. O de universalizar os direitos à cidadania. Novo, tem tempo ainda para 2018 e para 2022. Folha de serviços prestados ele possui. Vida longa!

José Alves Firmino – É bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Constitucional, ex-diretor social da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, presidente da Associação de Praças das Forças Armadas de Goiás e chefe de gabinete do vereador de Goiânia Rogério Cruz.