Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2016
Edições Anteriores    |    Twitter     
img
João Nascimento
Apimentadas


Direito Sindical

Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás e da Federação dos Trabalhadores no Comércio nos Estados de Goiás e Tocantins, o advogado Eduardo Amorim foi empossado na nova Comissão Especial de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Goiás (OAB-GO). A solenidade aconteceu na noite da quarta-feira, 9, na sede da entidade, no Setor Marista. “Estamos conscientes da responsabilidade que assumimos de dar a devida atenção não só ao advogado que milita no âmbito do Direito Sindical, mas a esse ramo do direito como um todo, importante instrumento de defesa de direitos em nosso país”.

Lúcia Vânia sacode PSB

Presidente regional do PSB, a senadora Lúcia Vânia promoveu três encontros nesta semana que se passou com vistas à sacudir o partido no Estado de Goiás. Os eventos, no Entorno do Distrito Federal (Santo Antônio do Descoberto), Niquelândia e Porangatu, foram coordenados pela Fundação João Mangabeira, que é responsável pela formação política dos filiados no PSB. “Não quero e não faço planos para ser dona de partido. Trabalho, juntamente com os companheiros para fortalecer e estimular o crescimento partidário, para que possamos demonstrar aos eleitores goianos que existimos e atuamos por ações planejadas e gestões humanizadas. Nosso olhar é coletivo, nossas ações são transparentes e nosso horizonte é sempre o da ética e o respeito aos valores e princípios”, afirma Lúcia Vânia.

Talles Barreto no PSDB

O deputado Talles Barreto acaba de assinar ficha de filiação no PSDB. Antes, divulgou nota de agradecimento ao PTB pelo tempo que passou no partido. “Durante os 10 anos em que fui filiado, aprendi grandes lições, fui vitorioso, fiz verdadeiros amigos e tive mais que um líder, um professor, meu amigo Jovair Arantes. Mantenho meu respeito e carinho pelos membros e pela história do partido, da qual fiz parte e ajudei a construir. Este novo passo em minha trajetória, me remete àquela fase da vida em que saímos da casa de nossos pais, não significa que o acolhimento de nosso lar não se faz mais necessário, mas sim que é tempo de traçar uma nova etapa em nossa vida. Sigo mantendo a minha convicção de continuar a trabalhar pela população e de continuar sendo o deputado defensor do esporte e de atuação municipalista pelo qual sou reconhecido”.

“É preciso substituir a improvisação e o amadorismo por planejamento”, afirma Vecci

Pré-candidato à Prefeitura de Goiânia participou, semana passada, do 6º Fórum Goiânia 2020 – A Cidade que Queremos

Ao abordar na manhã do último dia 10, a “Goiânia que Queremos”, durante o 6º Fórum Goiânia 2020 – A Cidade que Queremos, o pré-candidato à Prefeitura da capital e deputado federal Giuseppe Vecci, afirmou que é preciso substituir a improvisação e o amadorismo por uma gestão planejada. “Por isso a descrença e o ceticismo da população. É necessário colocar o planejamento a curto, médio e longo prazo como prioridade e com a definição de recursos”, salientou.

Para Vecci, a Goiânia que a população almeja pressupõe ainda o aprofundamento de outros pontos, como a descentralização dos serviços públicos a partir da criação de subprefeituras, a gestão compartilhada, que possibilitaria o envolvimento dos cidadãos com o planejamento das ações do governo, e também o fortalecimento da economia criativa. “Vivemos na cidade, mas moramos no bairro. E é no bairro que devemos andar, ouvir as pessoas, traçar as soluções para os problemas do dia a dia”, discorreu.

O tucano também pontuou a necessidade de planejar uma gestão presente, e não omissa. Ele criticou o fato de a Prefeitura de Goiânia ter instituído o meio expediente no serviço público sob o argumento de gerar economia. “Precisamos energizar a gestão interna e melhorar a produtividade para enxergamos um novo horizonte em Goiânia. Um horizonte de desenvolvimento, crescimento econômico e com mais qualidade de vida para o cidadão”.

O evento, ocorrido no Cinema Lumière do Shopping Bougainville, reuniu ainda o debate com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, que falou sobre a Segurança Pública que Queremos, o Superintendente do Sebrae-GO, Igor Montenegro, o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, e o presidente da Ademi-GO e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Renato Correa.

Latrocínio contra Jéssica

A Polícia Civil confirmou na quinta-feira, 10, a prisão do segundo suspeito de participar do latrocínio que vitimou a vendedora Jéssica Ferreira da Silva, de 23 anos, em Aparecida de Goiânia, no dia 28 de fevereiro, nas proximidades de sua casa, no Jardim Tiradentes, em

Aparecida de Goiânia. Cléber Junio Macedo Condes, de 18 anos, considerado coautor do crime, estava foragido. Ele foi levado à Delegacia Regional de Aparecida após negociação entre o advogado de

Cléber e a PC. Segundo o titular da regional, André Fernandes, o jovem estava escondido em Formosa cidade localizada a cerca de 290 quilômetros da Capital, na região Nordeste do Estado. Ele admitiu ter pilotado a moto utilizada no crime, mas nega ter mandado o adolescente efetuar o disparo. O suspeito ainda será interrogado pelo delegado Carlos Levergger, responsável pelo caso, e em seguida será levado para Casa de Prisão Provisória (CPP). O jovem possui registro por envolvimento com drogas quando adolescente.

Trainees Ambev

Reconhecida como uma das melhores empresas para ingressar na carreira, a Ambev abriu neste domingo, 13, inscrições para o programa Trainee Industrial 2016, uma das principais portas de entrada da companhia. Os interessados em se tornar futuros líderes industriais já podem dar o primeiro passo e se cadastrar no site www.queroserambev. com.br até o dia 08 de maio. Não há limites de vagas no processo seletivo e o salário dos trainees, que já entram na cervejaria como funcionários será de R$5.500.

Quadrilhas desarticuladas

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSAP) confirmou o desmantelamento de quadrilhas e a prisão de envolvidos em crimes como tráfico de drogas, roubo de veículos e a bancos, entre outros. A “Operação Esfacela” contou com cerca de 200 homens que cumpriram, ao longo da manhã da quinta-feira, 10, 45 mandados de busca de apreensão e 45 mandados de prisão em diferentes cidades do Estado.

A ação foi coordenada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com ostensivo apoio e integração de outras forças policiais, como Polícia

A 35ª edição da Copa Sesc

A Copa Sesc 2016 está com inscrições abertas para as modalidades de atletismo (corrida de rua), futebol soçaite, voleibol, futsal, basquete e queimada. As inscrições para as modalidades individuais – xadrez, natação e judô – serão abertas posteriormente. Trata-se da 35ª edição da Copa Sesc, o maior torneio de esporte amador do Centro-Oeste.

As inscrições para as modalidades coletivas poderão ser feitas até o dia 22 de abril pelo site do Sesc Goiás (www.sescgo.com.br) e os jogos serão realizados a partir de 1º de maio, Dia do Trabalhador. As disputas serão realizadas em cinco cidades: Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Itumbiara e Jataí. A expectativa é de que mais de 12 mil atletas se inscrevam para participar desta edição da Copa Sesc.

Normalmente, são 60 dias de competições em várias modalidades. A expectativa, sobretudo no seio da classe comerciária, é de que a Copa Sesc 2016 supere todos os recordes obtidos até agora. Só para se ter uma ideia, em 2011 a tradicional competição reuniu 13.898 atletas cadastrados nas 14 modalidades disputadas. Além do número recorde de inscritos, a organização do evento contabilizou cerca de 150 mil pessoas nos jogos, apresentações e competições realizadas nas cinco cidades participantes: Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Itumbiara e Jataí.

Lembrando que no ano em que a Copa SESC completou 30 anos de existência, o torneio trouxe algumas novidades, como a inclusão do município de Jataí entre as cidades-sedes e o acréscimo do taekwondo como modalidades de competição no calendário de eventos. Além disso, também tiveram espaço ampliado as já tradicionais modalidades de futsal, futebol soçaite, vôlei, handebol, basquete, natação, tênis de mesa, capoeira, karatê, judô, ciclismo, atletismo e dança. Lembro-me muito bem de que foram 60 dias de provas e disputas esportivas bastante valorizadas pela família comerciária. Senão vejamos: 13.898 atletas, 14 modalidades em disputa, cinco cidades-sede, 1.075 equipes participantes e 1.923 jogos realizados nas modalidades coletivas.

Por lidar diretamente com o esporte amador, a Copa SESC é verdadeiramente um celeiro revelador de talentos. Prova disso foram as competições de atletismo, que reuniram atletas de Catalão, Britânia, Planaltina, Anápolis, Jataí, Senador Canedo e Goiânia. Mesmo se tratando de uma competição de caráter amador, a cada ano que se passa, os níveis dos competidores tem se apresentado cada vez melhores. Sem falar que o atletismo também contribui para a inclusão social e para a valorização de cada atleta como indivíduo, o que é bom para a criança e o adolescente. Esse grande evento esportivo promovido pelo SESC tem valorizado muito também a arte, através de grupos de dança, até porque dança e esporte estão ligados como ações básicas do ser humano.

Diante dessa grandiosidade, que é a Copa SESC, desde já estou me preparando para a cerimônia de encerramento desta sua 35ª edição, sobretudo por se tratar de uma solenidade muito bonita. Na oportunidade, além da premiação dos atletas e equipes vencedoras, são homenageadas personalidades, sobretudo ligadas ao comércio, que apoiam efetivamente a realização desse importante certame esportivo.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), José Evaristo dos Santos, dinâmico e competente líder sindical, a escolha se dá pela representatividade dos escolhidos junto aos comerciários. A expectativa do patrono da competição é sempre grande, porque as homenagens prestadas ao mesmo, bem como aos patrocinadores, é muito significativa, com entrega de troféus etc.. Agradeço a Deus e às pessoas que reconhecem a importância do esporte e da arte na formação da cidadania e, assim, trabalham abnegadamente pelo sucesso da Copa. Que Deus abençoe essa 35ª edição da Copa Sesc!

João Nascimento, jornalista e desportista

Militar, Polícia Rodoviária Federal e equipes especializadas, como GT3, Graer e Bope. Também participaram integrantes do Grupo de Operações Penitenciárias (Gope) e do Grupo de Operações Regionais (Gore).